segunda-feira, 20 de julho de 2015

Retrofoguetes - Ativar Retrofoguetes! [2004]

Mega FLAC


Por Fernando Rosa no Senhor F

A banda baiana Retrofoguetes surgiu após o fim dos geniais The Dead Billies, contando com sua parte instrumental - Joe (baixo), substituido por CH, Rex (bateria) e Morotó (guitarra), menos o vocalista Moskabilly que tinha saído em carreira solo. Ativar Retrofoguetes! foi o disco de estréia da nova banda, lançado pelo selo goiano Monstro Discos, em 2004, com grande repercussão junto à mídia nacional e, claro, à emergente cena independente.

Gravado em 2003, no Estúdio T, em Salvador, o disco tinha produção de André T. e Nancyta, e trazia 18 faixas de autoria da banda e um cover. O álbum foi indicado ao Prêmio Claro de Música na categoria Melhor Disco de Música Instrumental de 2004, em especial pelo trabalho sensacional do guitarrista Morotó. O disco trazia quatro faixas do EP Protótipo de Demonstração nº 1, lançado em 2002, logo após o fim dos Dead Billies.

Além da sonoridade instro-surf e da qualidade autoral e instrumental, contribuía para o sucesso do álbum a temática voltada para a ficção científica. Ao longo do disco, a banda viaja por filmes de ficção científica, seriados japoneses (origem do nome da banda e do disco), mas também por temas mexicanos e outros gêneros. Um clássico do rock instrumental brasileiro e, talvez, a principal obra de um dos mais importantes guitarristas do Brasil moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário