segunda-feira, 27 de julho de 2015

Beach Combers - Ninguém Segura Os Beach Combers [2012]

Yandex 128kbps


Por Guto Jimenez no Rock Press

Imagine você uma banda que toca o fino da surf music instrumental com uma pegada bastante psicodélica, e que não se prende aos esquemas normais de shows pra divulgar o seu trabalho. Assim são os Beach Combers, que nos seus 5 anos de estrada vem produzindo e tocando alguns dos mais criativos petardos musicais dos últimos tempos. É como se você misturasse os Del-Tones com os Sonics e colocasse umas pitadas generosas de Trashmen na receita musical do grupo, e ainda por cima desse uma roupagem mais moderna ao resultado musical – ou seja, algumas das melhores e mais sujas referências do estilo vindas dos anos 60 com uma cara bem moderna.

Formada por Bernar Gomma (guitarra), Guzz The Fuzz (baixo) e Lucas Leão (bateria), a banda já tem um extenso currículo de shows realizados por todo o Brasil, não só em apresentações solos como também abrindo pra bandas mais conhecidas. Recentemente, quase estufaram a lona do mítico Circo Voador (RJ) ao aquecerem o público pros shows de Autoramas + BNegão e Plebe Rude; os caras colocaram o povo pra dançar e pogar, dando o tom exato necessário pra noite de ótimos shows. No entanto, essa apresentação numa casa de maior porte em terras cariocas não tem sido uma constante na carreira dos caras, muito mais pela falta de espaços pra shows no Rio do que pela boa aceitação que a banda tem onde quer que se apresente.

Não que isso seja um obstáculo, muito pelo contrário... De uns tempos pra cá, os Beach Combers tem sido vistos tocando nas mais variadas praças e espaços públicos ao redor da cidade; seja no Largo do Machado, na Praça XV ou no Largo da Carioca, os caras montam seus equipamentos nos seus PAs alimentados por um gerador próprio, afinam os instrumentos e mandam bala! É isso mesmo que você entendeu, a banda toca nas ruas pra quem quiser ouvir (e contribuir com algum dimdim, é claro), levando o seu trabalho a um público cada vez mais variado e inesperado.

A autogestão da carreira e das músicas é outra característica da banda, já que eles produzem e lançam os discos através de seu estúdio-escritório chamado Coletivo Machina. Da Lapa para o mundo, os caras já lançaram três discos até agora: 

- Beach Combers, o primeiro EP lançado em 2010;

- Na Brasa – Volume 1, um web-album lançado em 2011 com 13 excelentes versões instrumentais de músicas da época da Jovem Guarda, incluindo clássicos de Roberto Carlos, Ronnie Von e até um cover do Júpiter Maçã;

- Ninguém Segura Os Beach Combers (2012), álbum com dez temas inéditos que foi prensado em vinil na Alemanha.

Donos de um estilo musical que agrada aos mais variados estilos, os caras estão vendo os seus trabalhos atingindo a uma galera espalhada por cada vez mais lugares ao redor do mundo, sendo bastante considerados da Argentina à Europa. Cada vez mais gente os segue nas redes sociais, que são utilizadas pra avisar dos locais e horários dos shows realizados nas ruas do Rio de Janeiro. Até a grande mídia já está de olho neles, que já protagonizaram algumas matérias que enfocavam seu estilo sonoro e a coragem pra se apresentarem em espaços públicos.

Criatividade, boas músicas, identidade visual e muita disposição pra encarar o que tiver de ser – ninguém segura os caras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário