sábado, 7 de dezembro de 2013

Airto - Free [1972]

Download APE


Airto Guimarães Moreira nasceu em 5 de agosto de 1941 em Itaiópolis, Santa Catarina. Citado como o percussionista mais importante dos anos 70, tanto pela técnica quanto pela criatividade, Airto Moreira contribuiu para fazer da percussão uma parte essencial de muitos grupos de jazz.

Airto originalmente estudou guitarra e piano, mas quando passou a ser percussionista, colecionou e estudou por volta de 120 diferentes instrumentos de percussão. Em 1968 mudou para os EUA com sua esposa, a cantora Flora Purim.

Airto tocou com Miles Davis entre 1969-70, aparecendo em varias gravações (a mais notável, Live-Evil). Trabalhou um pouco com Lee Morgan em 1971, foi um dos membros fundadores do Wheather Report e em 1972 foi parte da versão inicial do Return to Forever de Chick Corea com Flora Purim.

Airto e Corea também gravaram o clássico "Capitain Marvel" com Stan Getz. Em 1973 Airto já era famoso o bastante para ter seu próprio grupo, assinou com a CTI e aparecendo em apresentações de Flora Purim.

Seu primeiro álbum, "Free" (1972) seguiu uma linha de vanguarda e contou com a presença de Corea e Joe Farrell, além de outros músicos do staff da CTI. Desde então ele permaneceu em plena atividade, quase sempre na co-liderança com sua esposa e gravando como bandleader.

Entre os vários selos onde gravou, se destacam Buddah, CTI, Arista, Warner Bros, Caroline, Rykodisc, In & Out e B&W. Nem toda música que registrou como líder poderia ser chamada de jazz, mas Airto ainda permanece como um

Nenhum comentário:

Postar um comentário