terça-feira, 9 de outubro de 2012

Sagrado Coração da Terra - Farol da Liberdade [1991]

Download 320kbps


Foi apenas em 1990, que tive o privilégio de conhecer o som do grupo brasileiro de rock progressivo Sagrado Coração da Terra. Liderado por Marcus Viana desde os anos 70, só fiquei sabendo de sua existência pela novela Pantanal, da extinta Rede Manchete. Não que eu seja noveleiro, mas vamos combinar, a trilha sonora não tinha como passar em brancas nuvens com o som daquele violino tão peculiar que marcou toda uma geração.

Em Farol da Liberdade, temos o que de melhor a banda produziu naquele ano, em 1991, incluindo não apenas a belíssima canção-título da novela Pantanal, que leva o mesmo nome, como também a faixa produzida para a novela seguinte da Manchete: A História de Ana Raio e Zé Trovão, sob o título Raio e Trovão, além da faixa Olívia e da bônus track em inglês, The Central Sun Of The Universe.

O detalhe que não passa despercebido, é a letra de Pantanal. Que carrega todo o chamado ao cuidado que devemos ter para com a natureza, muito antes desse assunto se tornar um tema global. O que mostra que bem antes de ECO 92 e Rio+20 a banda já fazia sua parte em conscientizar seus ouvintes, para o fato de que devemos cuidar do nosso planeta, antes que seja impossível reverter o irreversível: sua morte, como também daqueles que nele o habitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário