terça-feira, 16 de junho de 2015

The Baggios - Dez Anos Depois [2015]


Baixe no site oficial The Baggios


Por Edson Leão no Show Musica

Um dos destaques da cena independente do rock brasileiro, a banda sergipana The Baggios, lançou no último dia 13 de maio, o DVD que registra o show comemorativo de seus 10 anos de estrada. E algo para se refletir é o fato de bandas, com a consistência do The Baggios, estarem virando uma década de carreira, enquanto muita gente ligada em rock e música brasileira continua a insistir na tecla de que nada de bom tem rolado de novo na música brasileira.

Como eles, vários trabalhos legais vão virando década contando com o respeito da crítica e de segmentos mais restritos de público, sem que uma parte do público “alternativo” se dê conta da dinâmica e qualidade do cenário brasileiro contemporâneo. Isso pode parecer natural num contexto de mercado como o atual, porém, não deixa de ser constrangedor o fato que mesmo uma parcela significativa do público que cultiva gostos na contra-corrente do mercadão, continue a alimentar a idéia de que fora dos clássicos do passado não há salvação.

Confira o trailer do DVD


The Baggios são uma das muitas bandas que estão por aí provando o contrário. De que forma? Praticando uma música consistente que consegue unir, contemporaneidade e tradição, produzindo um som que, ao mesmo tempo soa instigante e novo, mas sem ocultar ecos de influências bem digeridas de fontes clássicas como o blues, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Raul Seixas, Alceu Valença e outras fontes da música nordestina. Sua auto definição: “um duo barulhento de blues rock”.

Outro ponto central é a competência musical que amarra e filtra essas referências e dá ao grupo uma identidade própria inconfundível. Consistência essa que permite ao duo construir um som poderoso apenas com guitarra e bateria na maior parte do tempo, com eventuais participações que dão uma cor diferente e uma dinâmica ao longo dos seus álbuns.

“Dez Anos Depois”

Com o título de “Dez Anos Depois” estampado na capa feita por Camila Vasconcelos, o CD/DVD registra o primeiro show da turnê que passou por mais 30 cidades brasileiras. Realizado no Teatro Atheneu , para cerca de 700 pessoas, o show, apresenta 22 músicas das várias fazes do Baggios, fazendo um apanhado da trajetória do grupo, reunindo também todos os ex-integrantes que passaram pela banda em suas diferentes formações além dos músicos que participaram de seu mais recente trabalho de estúdio, o elogiado álbum “Sina”.

Como conta o guitarrista: “Em 2001, com 15 anos vividos, pluguei pela primeira vez uma guitarra em público, na porta do Teatro Atheneu, na ocasião, um pequeno evento clandestino. Não imaginava que poucos anos depois eu montaria outra banda de rock em Sergipe que pudesse alcançar 10 anos de atividades, três Ep´s e dois álbuns lançados, várias turnês pelo país, e ter me enchido de experiência de vida através da música. A simbologia dessa década com o The Baggios chega a seu momento mágico, onde dessa vez, pude tocar no palco do teatro, o que fecharia esse ciclo”.

Guitarrista fundador e remanescente de todas as formações do Baggios, Júlio Andrade partiu da escola do punk e aos poucos foi descobrindo o rock sessentista e o blues e incorporando novas técnicas, inclusive para formatar uma linguagem apropriada ao som compacto e coeso do grupo.

Sina

Ponto de maturidade dentro da trajetória da banda, o elogiado álbum “Sina”, dá a tônica do DVD. Quanto às canções, tendo sido formado na cidade histórica de São Cristóvão, Sergipe, o The Baggios, tem parte de suas letras inspiradas em personagens reais de sua terra natal, a começar pelo próprio personagem que dá nome ao grupo, Baggio, um músico andarilho que circulava pela cidade desde a infância dos roqueiros e que com o tempo descobriram se tratar de um músico que chegou a batalhar, sem sucesso, a vida como músico profissional em grandes centros do país. O resultado foi um álbum quase conceitual, que revela o caráter universal de todo cenário regional.

A sonoridade, por sua vez, inclui boas doses de experimentação em arranjos precisos e composições mais maduras. A base se mantém centrada no blues e no rock, mas se permite incorporar outras influências rítmicas como xote, funky, afrobeat e folk. Gravado em Aracaju e masterizado em Seattle, o disco foi lançado em vinil com excelente repercussão, tendo sido incluído em 25 listas de melhores discos do ano, além de ter a música “Sem Condição” eleita como uma das 25 melhores músicas de 2013 pela revista “Rolling Stone”.

The Baggios e orquestra sinfônica


Além do trabalho renovador e consistente, o grupo acumula na bagagem sete turnês nacionais, apresentações em grandes festivais (como a Virada Cultural de São Paulo), uma apresentação ao lado da orquestra sinfônica de Sergipe, além de shows de abertura para artistas como Paralamas do Sucesso, O Rappa, Marcerlo D2, Otto e Mano Chao.



Discografia

The Baggios – Demo(2007)
Hard Times (2009)
O Azar me Consome (single 2010)


Ficha “Dez Anos Depois”

Julio Andrade: Guitarras e Voz
Gabriel Carvalho: Bateria

Participações Especiais
Vinicius Bigjohn: Sanfona (faixa 08)
Fábio Oliveira: Baixo (faixa 08)
Pedrinho Mendonça: Percussão (faixa 12)
Mário Augusto: Saxofone (faixas 16,17,18 e 19)
André Lima: Trompete (faixas 16,17,18 e 19)
Leo Airplane: Orgão (faixas 05 e 06)
Lucas Araújo: Baixo e Voz (faixas 19 e 20)
Elvis Boamorte: Bateria e Violão (faixas 09,10 e 20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário