quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Fábio Zaganin - Rumble Fish [2011]

Download 128kbps


Por Rafael Sartori
publicado em 27 de outubro de 2011 no Território da Música

Se os discos instrumentais já não têm grande espaço na mídia e dificilmente são aceitos pelo público em geral, o caso ainda é mais complicado no caso dos baixistas. Para não atrair o interesse apenas de outros instrumentistas, é preciso ter uma musicalidade aflorada, caprichar nas melodias e nas harmonias a ponto de o ouvinte comum não sentir falta, por exemplo, de um refrão.

Felizmente, Fábio Zaganin tem todas essas características e consegue equilibrar técnica com sensibilidade de maneira bastante eficiente. Veterano na cena musical, ele participou de diversos projetos e bandas, mas só agora chega ao mercado o que pode ser considerado seu primeiro trabalho solo, “Rumble Fish”.

Trata-se basicamente de um álbum de Rock instrumental com influências de fusion e jazz, executado por um ‘power trio’ de primeira grandeza que traz, além de Zaganin, Joe Moghrabi na guitarra e Cláudio Tchernev na bateria.

Os temas de baixo, obviamente, dão a tônica do material, embora os solos estratégicos e pontuais de Moghrabi impressionem. As bases de guitarra, contudo, ficam lá atrás, em segundo plano - até mesmo no caso dos riffs mais distorcidos.

A produção, porém, é cuidadosa e há um bom entrosamento entre os sons, inclusive nas sobreposições das linhas baixo. Zaganin, aliás, soube explorar bem todas as nuances e texturas que o instrumento oferece, misturando efeitos, timbres e melodias com ‘fretless’ a outras com ‘drive’.

Destaques para “King Crepax”, que abre o repertório, “Crimson Man”, “Wild Vexations” e para a bela e curta “Maria Helena”, que encerra o disco com Zaganin sozinho - e bastante inspirado.

Um comentário:

  1. Se quiser uma versao 320 desse disco fodao me manda um email Marcelo!

    Tem tb resenha no Progshine! :)
    http://progshine.wordpress.com/artistas/letra-f/fabio-zaganin/fabio-zaganin-rumble-fish-resenha-diego-camargo/

    ResponderExcluir