terça-feira, 22 de outubro de 2013

Camarones Orquestra Guitarrística - O Curioso Caso da Música Invisível [2013]

Download 320kbps

Por Ildrimarck Rauel
publicado em 06 de maio de 2013 no Esquina

A Camarones Orquestra Guitarrística evolui a cada novo disco que lança. Se o primeiro estava aquém do que se espera de uma banda de rock instrumental – justamente que a ausência de um vocalista não seja sentida pelo público –, “Espionagem Industrial”, de 2011, é uma espécie de transição, com ótimas músicas dividindo espaço com outras mais difíceis de engolir.

Em “O Curioso Caso da Música Invisível”, o quinteto atinge o seu melhor momento em cinco anos de carreira. São 11 faixas que passeiam por diversos estilos, do rocksteady ao rockabilly, e que refletem bem as experiências (porque não, aprendizagens) acumuladas nas recentes turnês pelo Brasil e pela América Latina.

As guitarras ainda são protagonistas nesta “orquestra”, mas já permitem a utilização de outros instrumentos, digamos, menos comuns ao rock – como a exótica percussão indígena usada nas gravações. Mesmo assim, tudo foi pensado para funcionar também no palco, o ponto forte da banda, reconhecido pelos próprios integrantes.

Foram os shows que fizeram da Camarones um nome conhecido no cenário independente, por isso alguns temas podem soar melhor quando forem reproduzidos ao vivo – esse é o caso de “Pigmalião” e “O Sapo”. Já “Corra Bátima”, “Cabron” e “Gloom” (composta em parceria com Niela e que faz uma homenagem à banda da qual ela é vocalista) se encaixam bem no álbum e prometem promover uma festa na plateia.

O grupo sofreu uma mudança de baterista no período entre o segundo e esse terceiro disco. Saiu Xandi Rocha e entrou Artur Porpino (conhecido também pelo seu projeto pessoal Ar, Tu & o Vendaval). O novato já estava muito bem adaptado à banda, antes mesmo de começarem as gravações – tocando em boa parte da turnê do “Espionagem Industrial”. Porém, ainda restava saber qual seria sua participação no processo criativo do novo trabalho. Entre as composições que assina junto com Léo Martinez (guitarrista), estão as boas “Bravo Xerife Bonzo” e “Tony Silverado”. Além de aparecer bem em “Flecha Ligeira”, uma das melhores da setlist.

Para quem gosta da parte mais visual dos discos, apenas um último detalhe que pode ser interessante: a capa de “O Curioso Caso da Música Invisível” foi produzida mais uma vez por César Valença – responsável também pelo projeto gráfico do álbum anterior. A ilustração foi inspirada no futebol, mais precisamente no belo mosaico organizado pela torcida do Borussia Dortmund durante uma partida da Liga dos Campeões da Europa.

O novo trabalho da Camarones Orquestra Guitarrística foi gravado no Estúdio Dosol, em Natal, e produzido por Anderson Foca (além da co-produção realizada pela própria banda e por Henrique Geladeira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário