sábado, 30 de março de 2013

Made in Brazil - Massacre [2005]

Download


Por Alexandre WildShark
em Rock On Stage

Censurado em 1977, este disco se tornou alvo de cobiça dos fãs de Rock Brazuca por mais de 28 anos, rolando por aí, em alguns casos, uma ou outra música apenas. Até que em 2005, Osvaldo Vecchione achou uns rolos de fita em uma mudança de residência que estava fazendo, e se surpreendeu com seu conteúdo: eram as fitas perdidas da primeira gravação do mitológico Massacre!

Esta história está todinha sendo contada por ele no encarte deste cd, com riqueza de detalhes, incrementando mais ainda a vinda deste play à luz do dia.

A versão oficial agora lançada conta com 14 faixas, das quais 10 foram reaproveitadas pelo Made em 78, no álbum Paulicéia Desvairada, mas muito mais polidas, com outra formação ( sem Celso na guitarra e sem Percy nos vocais, substituído pelo fraco Caio Flávio ) e algumas alterações nas letras e andamento das músicas, ou seja, é outro disco que foi lançado nos moldes da censura vigente em 78, mais um motivo para você comprar o Massacre, mesmo que você já tenha o Paulicéia Desvairada.

As inéditas do Massacre ( que são quatro ) são as baladas: O dia de assumir e O Passado não Voltará Jamais, e mais dois rocks nervosos em: É Soda...É Foda! e a melhor das quatro com Espere Aqui Por Mim que na verdade nem é tããão inédita assim, visto que ela foi gravada em 78 pela Patrulha do Espaço em seu auto-intitulado primeiro play, que contava com ninguém menos que Percy ´José´ Weiss nos vocais, isso mesmo, Percy que gravou o Massacre em 77 saiu da banda e foi substituir Arnaldo Baptista na Patrulha no ano seguinte, mas isso é história para outra hora.

Outro lance que valoriza o Massacre é o fato de contar com linhas de guitarra de três feras que não gravaram o álbum seguinte do Made In Brazil, só esse, seriam Dudú ´Heavy´ Chermont ( falecido à alguns anos e que fez fama na Patrulha ), o argentino conceituado Eduardo Deposé e o mais que virtuoso e famoso ( hoje em dia ) Wander Taffo ( que depois montou bandas como o Rádio Taxi e o Taffo ao lado dos Busic brothers do Dr. Sin, além de ser dono da escola de música EMT ).

Quer mais algum motivo para comprar esse documento histórico? Eu dou: Aqui constam as versões originais das clássicas Massacre, Uma banda Made In Brazil e Paulicéia Desvairada, pois nessa época as bandas tinham o costume de entrar no estúdio A da gravadora e gravar uma espécie de demo do disco todo e depois ir para o estúdio B ( mais bem montado de equipamentos ) e gravar a versão mais polida e definitiva do disco, a que iria para o mercado, mas como a gravadora desistiu do disco na época, devido à censura de 11, das 13 faixas originais, a versão do estúdio B desapareceu e até hoje não se tem notícia desses rolos, sendo assim a versão que Osvaldo achou em sua casa e que agora chega às nossas mãos via Made In Brazil Records é a versão do estúdio A, a mais do que original primeira gravação do dito cujo e com a capa original que chamou a atenção dos 'meganhas' nas ruas de Sampa City de 1977.

Resumindo, compra logo essa po*** e vai logo bater cabeça ao som do legítimo ROCK BRASILEIRO e esqueça o que a mídia te impõe meu brother!.
Nota: 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário