terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Zé Ramalho - Orquídea Negra [1983]

Mediafire 320kbps


Por Zé Ramalho

Oi o meu quinto disco. Realizado em 1983, trouxe-me grandes e ilustres parceiros como: Fagner, Robertinho de Recife, Capinam e Maria Lúcia Godoy, que também participaram cantando comigo em suas respectivas faixas. Há a presença marcante de músicos extraordinários como: Egberto Gismonti, A Côr do Som e o Trio Elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar. Foi um disco difícil de fazer, pelo envolvimento dos participantes em relação aos horários e época de gravação. A música que dá título ao disco "Orquídea Negra", foi feita por Jorge Mautner, que me entregou-a dizendo: - "Zé, você é a Orquídea Negra que brotou da máquina selvagem". Depois que o disco ficou pronto, achei, durante muito tempo, que ele era o meu self-portrait (auto-retrato). Foi muito bom ter tido a chance de reunir tantos nomes brilhantes em um dos meus discos. Arranjadores excepcionais me honraram com seu talento: Radamés Gnatalli e Chiquinho de Moraes. Por eles e por tudo isso, é um dos meus discos prediletos.


Texto da reedição, 2003
Marcelo Fróes

Com "Orquídea Negra", Zé Ramalho entra no inferno através de seu mergulho no universo das drogas - quando tornou-se viciado em cocaína por conta do marasmo que sucedeu à frustração do projeto "Força Verde" no ano anterior. Com tudo isso, a interrupção dos trabalhos pós-lançamento do disco anterior não impediu que este novo projeto fosse extremamente bem produzido já em 1983. Mais caro ainda que o anterior, este trabalho novamente surpreende pela capa interna, que inclui fotografia tirada em Búzios, com o artista ateando fogo ao oceano (!). Presente de Jorge Mautner, a faixa-título serviu de abertura ao disco - e para que o artista vislumbrasse o segmento que seria dado à sua carreira. Zé Ramalho resolve divulgar o estereótipo que tentaram lhe impor, o daquele que efetivamente havia "roubado" a cultura européia ao apoderar-se do texto de um poeta irlandês.

A abertura do disco, com efeitos especiais de tiros de canhão, deu muito trabalho, e "Orquídea Negra" é até hoje considerado pelo artista como seu fiel auto-retrato. Contou com muitas participações especiais, de pessoas que resolveram apoiar o artista como num desagravo pelas acusações que sofrera no ano anterior. Nada aconteceu com o disco, que também não teve turnê de divulgação. "Orquídea Negra" minou a carreira do artista e representou também o encerramento de sua fase em Fortaleza, diante da iminente separação da cantora Amelinha.

Janeiro, 2003



A1 Orquídea Negra
(Jorge Mautner)
A2 Para Chegar Mais Perto De Deus
(Zé Ramalho)
A3 Kryptônia
(Zé Ramalho)
A4 Taxi Lunar
(Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho)
A5 Coração De Rubi
(Maria Lúcia Godoy, Zé Ramalho)
B1 Filhos Do Câncer
(Fagner, Zé Ramalho)
B2 Napalm
(Robertinho De Recife, Zé Ramalho)
B3 Dominó
(Zé Ramalho)
B4 Xote Dos Poetas
(Capinam, Zé Ramalho)
B5 Embolada Violada
(Zé Ramalho)

4 comentários:

  1. The file link that you requested is not valid. Please contact link publisher or try to make a search.

    ResponderExcluir
  2. oi, o link está sem funcionar, por favor, resolva, quero ouvir esse grande artista

    ResponderExcluir