quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cartoon - Martelo [1999]



Ouvir os mineiros do Cartoon é, sem dúvida uma felicidade imensa. É ter a certeza que o bom e velho rock n’ roll está vivíssimo e muito, muito bem representado. Se vocês quiserem ter uma idéia da sonoridade da banda, é só colocar tudo de melhor que existiu no rock, principalmente o progressivo, dos anos sessenta e setenta e misturar bem. Para fãs de Yes, Jethro Tull, Rush, Emerson, Lake and Palmer, Frank Zappa e outras bandas do gênero, Cartoon é uma verdadeira viajem pela era dourada do rock e, mesmo sendo um amalgama de tudo isso que foi citado, eles conseguem ser bastante originais.

“Martelo”, primeiro trabalho da banda, lançado em 1999, possui uma produção impecável. A gravação é perfeita e o projeto gráfico do encarte é bonito e divertido, possuindo inclusive, no centro deste, uma parte que se levanta, como nos livros infantis, revelando os cartoons dos integrantes da banda, representados como duendes.

As letras, com exceção de First Lake Conclusion são todas em português e trazem mensagens positivas e bem humoradas. As canções são todas muito bem trabalhadas, técnicas, com viagens à la Frank Zappa e vocalizações que muito lembram Queen.

E por falar em técnica, isso é o que não falta para Boxexa (teclados, castanhola e voz), Khadhu (baixo, violão gaita, esraj, sitar e voz) Vlad (guitarras, violão, baixo e voz) e Bhydhu (bateria e percussão). Ousaria dizer que Khadhu é o melhor baixista/vocalista do Brasil e está entre os melhores do mundo.

Os únicos pontos negativos deste grande álbum são a música O Amor, um sambinha, que apesar de muito bom, está totalmente fora do contexto e uma eventual falta de coesão nas junções entre as muitas e variadas partes das músicas, problema comum entre muitas bandas de rock/metal progressivo, porém, totalmente perdoável, haja vista a dificuldade de se fazer músicas do estilo.

Destaque para as faixas Duend’s, Estagnação, a ótima A Verdade Sobre os Incas, O Tempo e First Lake Conclusion, que conta com a participação de Renato Savassi na flauta.

3 comentários:

  1. vi varios shows do cartoon e cada um é uma surpresa diferente. aos saudosistas, cartoon é certeza de acerto

    ResponderExcluir
  2. Muito boa banda,rock progressivo como aquelas dos bondo tempos!👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir