domingo, 11 de dezembro de 2011

Vlad V - Vlad V [1994]




Uma da bandas brasileiras com mais tempo de estrada na ativa, a catarinense Vlad V é uma banda com influências de hard rock progressivo. Fundada em 1986, a banda teve várias formações até o lançamento, em 1994, do seu primeiro álbum que curiosamente só contava com Jean Carlo na sua formação oficial. 

Abaixo tem um artigo de julho de 1994 escrito por Ingo Campos Soares para a Rock Brigade sobre a banda.


"O sul do país continua uma grande fábrica de novos valores do rock nacional. De Santa Catarina, vem o grupo Vlad V, que conseguiu uma mistura perfeita entre rock'n'roll, progressivo, música folclórica e generosas doses de Rush. A formação do grupo conta com Jean Carlo (G/V), Humberto Klitcke (B), Jairson (K) e Flávio (D).


Seu primeiro álbum, editado recentemente de forma independente e que leva o nome da banda, já conseguiu uma aceitação muito boa na crítica especializada. "Se formos analisar música por música, vamos perceber que esse álbum agrada diversos segmentos, pois tem folk, progressivo, etc. É um apanhado de estilos", explica o guitarrista e vocalista Jean Carlo. "Em nossa cidade, Blumenau, nenhuma banda de rock tem disco, por isso, esse LP foi um fato marcante por lá. Isso se refletiu nas vendagens, que estão muito boas", conta.


O grupo já se preparava para esse álbum há algum tempo, desde que decidiram armar seu quartel-general em São Paulo. "Quando viemos para SP, há dois anos, não estávamos preparados para gravar um disco. Mas fizemos bons contatos, conhecemos muita gente do meio e o resultado está aí", diz. O tempo passou e o grupo voltou para Santa Catarina com muitas novidades na bagagem. Uma delas, é lógico, era a gravação do primeiro LP.

Antes de entrar em estúdio, a banda passou por alguns períodos de instabilidade que, felizmente, não alteraram em nada a qualidade do trabalho. "Eu havia reformulado tudo e chamado outras pessoas para gravar comigo. Nunca havíamos tocado juntos antes. Mas, quando entramos no estúdio, eles sacaram logo o que eu queria e todos os esforços foram para criar uma identidade para o trabalho", diz Jean Carlo.

Ao contrario da esmagadora maioria das bandas de rock nacionais, o Vlad V canta em português, apesar de ter algumas composições em inglês (que não estão no álbum). "Se você trabalhar bem as letras, dá para cantar rock pesado em português. É até mais difícil cantar em português do que em inglês, pois nossa língua é bem mais complicada", explica.

O Vlad V Batalha por um lugar ao sol buscando trilhar os caminhos do profissionalismo que, segundo o próprio Jean Carlo, é o único meio de se chegar a algum lugar. "Fomos pioneiros em nossa região, pois a maioria das bandas não leva seu trabalho muito a sério. Por isso admiro o pessoal de São Paulo, pois eles correm atrás e acreditam de verdade no seu trabalho", finaliza ele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário