sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ludov - Minha Economia [2011]

Se existe um grupo capaz de lidar bem com registros menores e uma quantidade limitada de faixas, este é o Ludov. Melhor exemplo disso está no singelo Dois A Rodar, de 2003, um concentrado de sete pequenas composições que evidenciavam toda a habilidade da banda em produzir músicas marcadas por uma linguagem comercial ao mesmo tempo em que longe dos delírios redundantes e pouco inventivos da música pop convencional. Primeiro trabalho em estúdio desde que a banda largou o nome de Maybees e passou a compor exclusivamente em português, o EP e seu pequeno arsenal de hits foram fundamentais para apresentar o trabalho do grupo paulistano ao mundo, fazendo deles um dos grandes expoentes do rock alternativo nacional naquele momento.


Passados quase dez anos desde que tão importante registro foi apresentado ao público, inaugurando uma série de três competentes registros em estúdio – O Exercício das Pequenas Coisas (2005), Disco Paralelo (2007) e Caligrafia (2009) -, a banda paulistana proporciona mais um pequeno catálogo de doces composições. Embora o amontoado de quatro faixas pareça pífio perto da grandiosa coleção de competentes canções que o grupo vem colecionando desde 2002, cada mínimo verso exaltado através do competente Minha Economia EP (2011, Independente) se revela com uma importância indescritível para a história do grupo, quatro verdadeiros clássicos que vem para engrandecer a já grandiosa carreira da banda.

Como já era de se esperar, os sempre relevantes versos gerados através da parceria entre Habacuque Lima e Mauro Motoki aqui ganham um sentido melhor delineado, com a dupla costurando de forma precisa as palavras de quatro verdadeiras crônicas musicadas. Mais de 20 minutos de composições tomadas por um toque românico, melancólico, mas sem exageros e dono de pequenos exercícios existencialistas, faixas que de maneira precisa parecem se encaixar no cotidiano de qualquer indivíduo, passando a quase mística sensação de que todas as músicas foram construídas especialmente para o ouvinte.


A sempre forte voz de Vanessa Krongold aqui segue acompanhada de uma instrumentação perceptivelmente renovada, com a banda não poupando no uso das guitarras rasgadas, algo bem perceptível através de músicas como O Salto A Queda, em que a linha de baixo de Bruno Serroni aos poucos abre espaço para que o duo de compositores e também guitarristas possam de forma fenomenal se apresentar. Muito mais do que um simples registro moldado para presentear os fãs enquanto um novo álbum full lenght não é lançado, Minha Economia fornece material para exaustivas audições, com o Ludov em poucos minutos relembrando o quanto ainda é algumas das bandas mais importantes do rock independente nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário